terça-feira, 14 de julho de 2015

La Pantera, Lucas Barrios, o novo matador alviverde

La Pantera, Lucas Barrios, o novo matador alviverde

Conheça mais os números, a trajetória e a carreira do jogador que já foi artilheiro do mundo e agora chega ao Verdão


Lucas Barrios foi oficializado ontem (13) como o 24º reforço do Palmeiras na temporada e chega com grande expectativa da torcida para assumir a condição de titular no time de Marcelo Oliveira. O novo atacante do alviverde irá receber um salário de R$420 mil mensais, o maior do elenco palmeirense. Antes porém, o argentino paraguaio passou por diversas outras equipes e teve grande destaque em muitas delas até chegar ao Verdão.

Lucas Barrios assinou com o Verdão e terá o maior salário do elenco

Lucas Ramón Barrios Cacéres é natural da cidade de San Fernando na Argentina e tem 30 anos. Começou sua carreira no Argentinos Juniors em 2003, quando tinha apenas 19 anos de idade e fez 17 jogos, marcando 5 gols na temporada. Nos anos seguintes, rodou por diversas equipes como Tigre e Tiro Federal da Argentina e Temuco do Chile, é chegar ao Cobreloa, também do Chile em 2005.

No Cobreloa, fez sua primeira grande temporada como atacante no futebol profissional e com apenas 21 anos, marcou 26 gols em 39 jogos, uma média de 0,66 gols por partida. De lá foi jogar uma temporada no Atlas do México, onde não encontrou seu futebol e marcou apenas 1 gol em 14 jogos pelo clube.

Não tendo se adaptado ao México, mas ainda muito jovem, chegou ao Colo-Colo em 2007, onde se firmou de vez como um grande atacante no cenário sul-americano. No clube de Santiago, chegou a incrível marca de 38 gols em 43 partidas, conquistando o título Clausura do Campeonato Chileno e despertando o interesse de diversos clubes europeus em seu futebol. A temporada também lhe rendeu o prêmio de Maior Artilheiro do Mundo na temporada pela IFFHS. Curiosamente, Barrios recebeu a premiação antes de uma partida contra o Palmeiras pela Libertadores, quando marcou um gol jogando como segundo atacante na vitória por 3 a 1 no Palestra Itália.

Lucas Barrios ganhou o prêmio de maior artilheiro do mundo quando atuava pelo Colo-Colo: 38 gols em 43 jogos

Nos seis meses seguintes, ainda no Chile, o artilheiro alcançou outra marca incrível: 15 gols em 15 jogos e depois de recusar propostas de Espanyol, Olympiakos e Nancy, foi vendido ao Borussia Dortmund pela quantia de 4,5 milhões de euros. Em sua primeira temporada pelos aurinegros, fez 23 gols em 36 partidas, sendo 4 deles pela Copa da Alemanha da qual se tornou artilheiro.

Após mais um bom ano, Barrios tinha o desejo de disputar a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, mas com poucas chances na seleção argentina e sendo filho de mãe Paraguaia, resolveu se naturalizar paraguaio. Com o apoio da Federação Paraguaia de Futebol, a naturalização saiu no mesmo ano e o atacante começou a atuar pela seleção.

Barrios defendeu o Paraguai na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul

Já em 2010, além de disputar sua primeira e única Copa do Mundo, o jogador também se sagrou campeão alemão pelo Borussia Dortmund, sendo fundamental na conquista com seus 16 gols em 32 jogos na Bundesliga e 21 tentos em 41 partidas na temporada.

No ano seguinte, em 2011, Barrios foi convocado para a disputa da Copa América e ajudou o Paraguai a chegar à final do torneio, mas acabou se machucando na última partida e na volta ao Borussia, perdeu espaço para aquele que era seu reserva até então, Robert Lewandoski.

O polonês, que também viria a se tornar ídolo no clube, tomou conta da posição, o que fez com que a direção dos aurinegros optasse pela venda do paraguaio e em 2012, Barrios chegou ao Guangzhou Evergrande, da China, por 8 milhões de euros. No país, o matador ficou apenas uma temporada e meia e não tendo se adaptado bem ao cube, fez apenas 13 gols em 31 jogos, média muito abaixo de suas temporadas anteriores, mas que mesmo assim, lhe garantiu o prêmio de MVP da Chinese FA Cup.

La Pantera teve ótimo desempenho no Borussia e sagrou-se campeão alemão

Vendido ao Spartak Moskva, da Rússia, por "apenas" 1,4 milhões de euros, Barrios teve o pior desempenho de toda a sua carreira atuando pelo time da capital russa. Foram apenas 2 gols em 20 partidas pelo clube e com o desempenho pífio, os russos logo optaram por liberar o jogador por empréstimo para o Montpelier, da França, último clube antes de o jogador chegar ao Verdão.

Jogando a Ligue 1, Lucas fez 33 partidas e marcou 11 gols, média de 0,33 por jogo. No total, em sua carreira até aqui, a média de gols de Barrios é de 0,46 por jogo e apesar de ser uma boa marca, poderia ser muito melhor se não fossem as péssimas temporadas atuando na China e na Rússia.

No Verdão, a torcida espera que o matador repita o desempenho que teve no Colo-Colo e Borussia Dortmund, mas é preciso que o torcedor entenda que isso correu a 7 e 4 anos, respectivamente. Entretanto, se Barrios mostrar o faro de gol da Copa América, quando fez três gols em um total de 143 minutos em campo, os torcedores alviverdes já podem preparar o grito de gol.

Mesmo sem ser titular, Barrios teve ótimo desempenho na Copa América